Primeira Pauta PB

59% apoiam operação da PF contra Bolsonaro, aponta levantamento


A operação da Polícia Federal contra Jair Bolsonaro, realizada nesta sexta-feira (18), teve 59% de apoio nas redes sociais. Já 41% defenderam o ex-presidente e criticaram a ação, segundo a Quaest.

O instituto monitorou mais de 1,3 milhão de publicações entre meia-noite e 17h. O pico foi às 10h, com mais de 150 mil menções.

A operação investiga suposta pressão ao governo dos EUA para interferir no processo que acusa Bolsonaro de tentativa de golpe de Estado. O ministro Alexandre de Moraes determinou tornozeleira eletrônica, restrições nas redes sociais e mandados de busca e apreensão.

Entre apoiadores de Bolsonaro, 10% das postagens citaram “censura”, “ditadura” e “abuso de poder”. Já perfis de esquerda ironizaram as medidas e usaram tags como “Bolsonaro na cadeia” e “Grande dia”.

Segundo a Quaest, buscas por “Bolsonaro” no Google aumentaram cinco vezes no dia da operação. Já o termo “tornozeleira” também disparou.

Em grupos bolsonaristas no WhatsApp e Telegram, 32% das mensagens monitoradas atacaram o STF e Moraes. Também circularam convites para protestos e paralisações de caminhoneiros, além de teorias conspiratórias com Lula, STF e maçonaria.

Portal Primeira Pauta PB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato