O presidente da Associação das Empresas Credenciadas para Formação de Condutores no Estado da Paraíba (AECFC/PB), Claudionor Fernandes, criticou duramente a proposta de retirar a obrigatoriedade de frequentar autoescolas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Em entrevista ao Portal MaisPB nesta terça-feira (29), Claudionor classificou a ideia como “fora da realidade do país”. A medida foi mencionada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em entrevista à Folha de São Paulo. A proposta permitiria que candidatos à CNH fossem aprovados apenas no exame prático, podendo aprender a dirigir por conta própria, sem passar pelas aulas teóricas e práticas obrigatórias em centros de formação.
“O ministro não tem conhecimento da realidade do Brasil. Nós somos 14.500 autoescolas no país, mais de 125 mil empregos. A questão todinha é a educação do trânsito, tudo só se transforma com educação. Como é que você vai tirar uma educação que já tem 25, 26 anos, com falhas ou não?”, questionou.
Claudionor também alertou que, para a proposta ser efetivada, seria necessária uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro. “Isso aí não vai para frente. É só proposta”, afirmou.
Ele revelou ainda que, no próximo dia 3 de setembro, será lançada oficialmente na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar em Defesa da Formação do Condutor, uma articulação nacional que visa barrar tentativas de desregulamentação do setor. “Desde que o Código foi criado, sempre aparece um deputado querendo tornar a formação facultativa. Mas essa ideia não prospera. Já estivemos com parlamentares como Hugo Motta, e estamos articulando essa frente para reforçar a importância da formação qualificada no trânsito brasileiro”, explicou.
Por fim, o presidente da AECFC/PB destacou a estrutura tecnológica adotada no estado. “A Paraíba é um dos estados mais tecnológicos do mundo. Todas as aulas são monitoradas. Se o aluno sair da frente do equipamento, a aula é cancelada. As práticas de carro e moto também têm rastreamento do início ao fim. É um sistema rigoroso, que garante a seriedade da formação”, completou.
Portal Primeira Pauta PB.