O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, oficializou, nesta sexta-feira (5), sua saída do Progressistas (PP) e confirmou que será pré-candidato ao Governo da Paraíba em 2026. O anúncio foi feito por meio de uma nota pública, onde o gestor justificou a decisão como fruto da vontade popular e da ausência de consenso dentro da legenda.
No início da tarde, Cícero esteve na Granja Santana, onde se reuniu com o governador João Azevêdo (PSB) para comunicar pessoalmente o rompimento político. A conversa durou cerca de 25 minutos.
Em sua nota, o prefeito destacou que as últimas pesquisas qualitativas e quantitativas reforçaram o peso de seu nome como principal opção dentro do cenário político estadual. “Esses levantamentos revelam que meu nome é o que melhor representa um projeto de desenvolvimento sustentável para a Paraíba, consciente de que, para continuar crescendo, o Estado precisa de um gestor experiente e com coragem para enfrentar os desafios”, afirmou.
O gestor também demonstrou insatisfação com os rumos do Progressistas na Paraíba e citou a indefinição sobre o comando da federação União Progressista como fator de instabilidade para o projeto político em construção. “Apesar de todos os apelos por critérios justos e transparentes na escolha do candidato do grupo liderado pelo governador João Azevêdo, a decisão do PP foi de não apoiar esse desejo popular”, escreveu.
Cícero ainda agradeceu aos membros do partido, mas garantiu que seguirá em frente com seu projeto eleitoral. Ele não anunciou sua nova legenda, mas deixou claro que essa definição será tomada em breve.
Encerrando sua mensagem, o prefeito reforçou que sua pré-candidatura nasce de um sentimento coletivo: “A vontade popular não se negocia, se respeita. É dessa força legítima que construiremos, juntos, o futuro da nossa Paraíba”.
Com essa decisão, o tabuleiro político para 2026 ganha novos contornos, já que a presença de Cícero Lucena no páreo tende a alterar alianças e movimentações em diversos partidos.
Portal Primeira Pauta PB