O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), anunciou nesta quarta-feira (3) que pretende deixar o Progressistas. A declaração foi dada durante a entrega da Praça de Iemanjá, na Orla de Cabo Branco, quando o gestor afirmou não poder permanecer em um partido que não lhe oferece espaço para disputar as próximas eleições.
“Eu estou querendo sair do PP. Porque o PP tem o momento que está vivendo e eu não teria espaço para ser candidato para dar sequência ao trabalho no Governo do Estado. Então estou demonstrando de forma muito clara qual é a minha posição. E se eu puder colaborar com a unidade no futuro, estarei à disposição. Mas não posso estar em um partido que não posso ser candidato”, declarou Cícero em entrevista ao jornalista Maurílio Junior.
Ainda nesta quarta-feira, o prefeito deve se reunir com vereadores da Capital para comunicar oficialmente sua decisão e alinhar seus planos políticos para 2026. A expectativa é que o anúncio da nova legenda ocorra nos próximos meses.
Nos bastidores, o nome mais cotado para receber Cícero é o MDB, partido presidido na Paraíba pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, com quem o prefeito já admitiu estar em diálogo. Em agenda recente, o gestor confessou que tem encontrado dificuldades dentro do Progressistas e reforçou a necessidade de buscar um espaço que viabilize sua candidatura.
A movimentação acontece em meio à definição de rumos do próprio Progressistas, que tem como “candidato natural” ao Governo da Paraíba o atual vice-governador Lucas Ribeiro. A disputa interna limita as chances de Cícero ser escolhido pela legenda.
Em entrevista no início de agosto, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, presidente estadual do PP, afirmou que a definição do partido para 2026 seria tomada no fim do mês. A declaração, no entanto, não foi suficiente para segurar o prefeito dentro da sigla.
Com o rompimento praticamente consolidado, Cícero Lucena deve intensificar as conversas com aliados e buscar uma legenda que garanta a sua participação na disputa eleitoral de 2026.
Portal Primeira Pauta PB