Um estudante de Medicina, de 23 anos, e uma mulher de 27 anos foram presos na manhã desta quinta-feira (17), durante a primeira fase da Operação Before, deflagrada pela Polícia Civil da Paraíba. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes em concursos públicos.
As prisões ocorreram na cidade de Patos, no Sertão paraibano. De acordo com a Polícia, o grupo possuía ramificações também em Recife, capital de Pernambuco.
Um terceiro suspeito, apontado como responsável pela logística do esquema — transportando gabaritos e recebendo valores — foi morto no último dia 22 de junho, no bairro São Sebastião, também em Patos.
As investigações começaram em 2023, após indícios de fraude no concurso da Polícia Militar da Paraíba. A Polícia Civil constatou a existência de uma estrutura criminosa organizada, voltada não apenas à prática de fraudes, mas também à movimentação de dinheiro proveniente das atividades ilícitas.
As diligências continuam com o objetivo de localizar mais dois suspeitos e identificar possíveis beneficiários que tenham ingressado ilegalmente no serviço público.
Portal Primeira Pauta PB