O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança de um dos cenários testados para a eleição presidencial de 2026, com 39% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (2). Mesmo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi incluído na simulação e surge em segundo lugar, com 33%.
A pesquisa mostra que o cenário eleitoral segue polarizado entre Lula e Bolsonaro, repetindo o embate de 2022. Apesar de estar com os direitos políticos suspensos até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a condenação.
O levantamento também testou nomes de outros possíveis candidatos da chamada terceira via. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), aparece com 7%. Já o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), tem 5%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), figura com 4%. Todos os três estão tecnicamente empatados.
Outros dados revelam que 9% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados. Já 2% afirmaram não saber em quem votar.
Confira os números da pesquisa:
-
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 39%
-
Jair Bolsonaro (PL): 33%
-
Ratinho Júnior (PSD): 7%
-
Ronaldo Caiado (União): 5%
-
Romeu Zema (Novo): 4%
-
Branco/Nulo/Nenhum: 9%
-
Não sabe: 2%
O levantamento foi realizado com 2.004 eleitores, entre os dias 29 e 30 de julho, em 130 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Portal Primeira Pauta PB