Gripe aviária derruba exportações e deve baratear frango, ovos e carne no Brasil

A confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul levou diversos países a suspenderem temporariamente as importações de frango e ovos do Brasil. Entre os que impuseram restrições estão China, União Europeia, Argentina, Uruguai, Chile, México, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas .
Com a queda nas exportações, estima-se que o Brasil possa deixar de vender entre US$ 100 milhões e US$ 200 milhões em frango e derivados por mês . Esse excedente no mercado interno tende a reduzir os preços do frango e dos ovos para os consumidores brasileiros.
Especialistas apontam que, com a maior oferta de frango e ovos no mercado interno, os preços dessas proteínas devem cair. Consequentemente, a carne bovina, que compete diretamente com o frango e os ovos, também pode ter seu preço reduzido devido à menor demanda. O economista André Braz, da Fundação Getulio Vargas (FGV), afirma que “os embargos às exportações brasileiras de frango e ovos vão ter como consequência, pelo menos em um primeiro momento, reduzir os preços desses produtos no Brasil” .
O Ministério da Agricultura do Brasil implementou um plano de contingência para conter o vírus e manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e a segurança alimentar da população .
Portal Primeira Pauta PB