Assim como aconteceu na passagem do primeiro, o segundo transformador gigante que está sendo transportado com destino ao município de Nova Palmeira, na Paraíba, tem chamado a atenção de moradores e curiosos ao longo das rodovias.

O deslocamento da segunda carga teve início no dia 29 de abril, com saída do Porto de Suape, em Pernambuco. A previsão é que o transformador chegue ao seu destino entre os dias 21 e 22 de maio. A entrada na Paraíba ocorreu no dia 7 de maio, marcando uma nova etapa da operação.

Para que serve o transformador gigante?

O equipamento faz a conversão da energia eólica em elétrica, permitindo que a energia gerada chegue ao operador do sistema elétrico. Ele foi fabricado na China e trazido ao Brasil pela empresa CTG Brasil, responsável pela construção da subestação em Nova Palmeira.

O complexo eólico contará com 108 aerogeradores espalhados por diversas cidades paraibanas: 36 em Picuí, 33 em Nova Palmeira, 25 em Pedra Lavrada, 10 em São Vicente do Seridó e quatro em Baraúna. Com potência instalada de 648 MW, o parque poderá abastecer até 1,7 milhão de pessoas com energia limpa e renovável.

Dimensões impressionantes

O transformador em transporte pesa 250 toneladas e tem 11,2 metros de comprimento, 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Ao todo, o comboio que carrega o equipamento tem 114 metros de comprimento, 6,90 metros de largura e 5,20 metros de altura.

Segundo o engenheiro Theo Morais, o tamanho da carreta é fundamental para distribuir adequadamente o peso e proteger a infraestrutura viária como pavimentos, pontes e viadutos.

A estrutura de suporte conta com 44 eixos e 388 pneus, distribuindo de forma equilibrada as 450 toneladas (considerando a carga e o suporte). Cada eixo suporta, em média, 12 toneladas.

Logística e abastecimento

Cinco caminhões adicionais acompanham o transporte, elevando o peso total em movimento para cerca de 600 toneladas. O abastecimento é feito diariamente ao fim de cada jornada, utilizando um caminhão-tanque que atua como posto móvel.

Cada caminhão comporta 1.000 litros de combustível, com um consumo estimado em 500 metros por litro, dado que os modelos utilizados são super-reduzidos e especializados em transporte de cargas excepcionais.

A operação segue sendo executada com rigor logístico e medidas de segurança reforçadas, com previsão de conclusão entre os dias 21 e 22 de maio.

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