Pediatra acusado de estuprar crianças é transferido para presídio em João Pessoa

O médico Fernando Cunha Lima, acusado de estuprar crianças durante consultas, foi transferido na noite desta quarta-feira (14) para a Penitenciária Especial do Valentina, em João Pessoa.
Ele estava preso no Centro de Observação Criminológica e Triagem (COTEL), em Abreu e Lima, Pernambuco, desde o dia 7 de março. A transferência foi determinada pela Justiça da Paraíba, que cobrava urgência no cumprimento da decisão desde março.
Na última sexta-feira (9), a juíza Virgínia Gaudêncio, da Justiça paraibana, expediu novo despacho solicitando informações à Secretaria de Ressocialização de Pernambuco, à 1ª Vara de Execuções Penais de Pernambuco e ao Juízo da Vara de Execuções de João Pessoa para viabilizar a transferência. A Paraíba já havia feito diversas solicitações sem retorno efetivo de Pernambuco.
O Ministério Público também se manifestou contra o pedido da defesa para converter a prisão preventiva em domiciliar ou que a pena fosse cumprida em Recife. O pedido foi negado. Os promotores solicitaram ainda a intimação imediata das partes para apresentação das alegações finais, uma vez que a instrução do processo foi encerrada em novembro de 2023.
Fernando Cunha Lima teve a prisão mantida após audiência de custódia em Pernambuco. A Justiça trata o caso com prioridade e o processo segue em fase final.
Primeira Pauta PB