Uma grande operação deflagrada nesta terça-feira (13) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro e pelo Gaeco do Ministério Público (MPRJ) atingiu em cheio a estrutura interestadual do Comando Vermelho. A ação contou com mandados cumpridos em diversos estados, incluindo a Paraíba.

Segundo o MPRJ, um dos principais alvos foi Jonathan Ricardo de Lima Medeiros, conhecido como Dom, apontado como líder da célula paraibana da facção criminosa. Ele seria responsável por comandar a estrutura do Comando Vermelho na Paraíba e em outros estados, articulando o transporte de drogas e armas, além de esquemas de lavagem de dinheiro com uso de empresas e contas bancárias em diferentes regiões.

Na Paraíba, os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de João Pessoa e Cabedelo.

Ao lado de Dom, também foi identificado como liderança Luiz Carlos Bandeira Rodrigues, o Da Roça, ligado à comunidade da Muzema, no Rio. Ambos gerenciavam a logística de abastecimento de comunidades fluminenses, especialmente na Zona Oeste da capital, onde há disputa entre o tráfico e a milícia.

Até o momento, dez pessoas foram presas. Uma das residências alvo da operação fica no condomínio de luxo Novo Leblon, na Barra da Tijuca.

No total, mais de 22 mandados de prisão foram expedidos em 39 municípios do Rio de Janeiro, além de cidades em São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Paraíba. A ação envolveu ainda a Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro e o Homeland Security Investigations (EUA).

Durante as buscas, foram encontrados armamentos de grosso calibre e dinheiro em espécie. As investigações apontam que a facção movimentou cerca de R$ 5 milhões em menos de um mês, e o MPRJ pediu o bloqueio de R$ 40 milhões em bens ligados ao grupo.

Os envolvidos responderão por associação para o tráfico interestadual com uso de arma de fogo, falsidade ideológica, porte ilegal de arma de uso restrito e comércio ilegal de armas.

A operação segue em andamento e visa desmontar toda a estrutura de apoio logístico e financeiro da facção.

Portal Primeira Pauta PB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.