Cidade do Sertão da Paraíba está entre as mais afetadas por descontos irregulares em benefícios do INSS

O município de Aguiar, no Sertão da Paraíba, está entre os mais atingidos por descontos indevidos em benefícios do INSS. Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), 911 dos 1.427 pensionistas da cidade — o que representa 63,84% — tiveram valores descontados para associações, muitas vezes sem autorização clara.
Aguiar é um dos 186 municípios brasileiros onde a CGU identificou esse tipo de irregularidade em pelo menos metade dos benefícios analisados. Em 19 dessas cidades, incluindo Aguiar, mais de 60% dos beneficiários foram afetados. Todas têm menos de 20 mil habitantes e estão localizadas a mais de 100 km da capital de seus estados.
Apesar de 74% dos benefícios concedidos entre 2019 e 2024 serem voltados à população urbana, os descontos indevidos atingem majoritariamente os segurados da zona rural. De acordo com a CGU, 67% dos benefícios com descontos analisados eram de moradores da área rural, que representam apenas 26% do total de beneficiários.
O relatório aponta ainda que a população rural, como a de Aguiar, enfrenta maior dificuldade de acesso à internet e a agências da Previdência Social. Isso dificulta o cancelamento dos descontos e o acesso a informações sobre os serviços oferecidos pelas associações envolvidas.
Portal Primeira Pauta PB