A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) propôs um reajuste de 7,72% nas tarifas de água e esgoto em municípios paraibanos. A proposta foi apresentada durante uma audiência pública realizada na terça-feira (4) e ainda precisa ser analisada pela Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB).

O aumento só passará a valer após aprovação oficial e publicação no Diário Oficial do Estado. Ainda não há prazo definido para a decisão final.

De acordo com a Cagepa, caso o reajuste seja aprovado, o valor extra na conta será de, em média, R$ 3,93 por mês para cerca de 67% dos usuários residenciais, que consomem até 10 mil litros de água por mês — faixa correspondente à tarifa mínima normal.

A justificativa da companhia é a necessidade de manter o equilíbrio financeiro e melhorar os serviços prestados.

A boa notícia é que a tarifa social, voltada para famílias de baixa renda, não será alterada e seguirá no valor de R$ 10,57. A tabela de serviços e multas também continuará sem mudanças, protegendo os consumidores mais vulneráveis do impacto do reajuste.

Agora, a decisão está nas mãos da ARPB, e a população aguarda o desfecho que pode pesar no bolso de milhares de paraibanos.

Portal Primeira Pauta PB

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.